Os Blogs, são páginas online que podem ser diários pessoais ou empresariais.
O conceito ganhou força a partir dos anos 2000. Principalmente com o público jovem. As redes sociais ainda não existiam como: Orkut, Facebook e Twitter.
O primeiro Blog foi inventado por um brasileiro. Cláudio Pinhanez, que em 1994 criou um site chamado “Open Diary“, aonde publicava o cotidiano de sua vida.
Após um tempo, empresas e profissionais começaram a usar os Blogs para gerarem conteúdo e credibilidade na internet.
Hoje é indispensável para certos setores e empresas esse canal de comunicação, e vamos mostrar os 5 motivos que fazem do Blog uma excelente ferramenta de Marketing Digital.
1º Visitas ao site
As visitas ao site podem ser o melhor motivo para se ter um Blog.
Visitas geram relevância nos mecanismos de busca, e consequentemente melhoram a posição de um site no Google, por exemplo.
Garantir um conteúdo relevante para seu Blog, e até ferramentas de marketing como mail marketing, pode manter leitores assíduos.
2º Referência na Internet
Credibilize sua empresa ou negócio com um Blog. Se torne referência no assunto e aproveite o espaço de diálogo para gerar conteúdo relevante.
3º Monetização
Existem várias formas de se monetizar um site. E no nosso caso em específico, um Blog.
Blogs que possuem muitas visitas frequentes podem alugar espaços para patrocinadores e produtos em suas páginas usando ferramentas como:
4º Entenda seu cliente
Com os dados de tráfego gerados em seu Blog corporativo é possível definir métricas e analisar estatísticas sobre seu cliente.
Intensifique os posts de acordo com a preferência dos seus clientes. E ajude a manter o fluxo de visitas constantes.
5º Resultado duradouros
Mesmo após meses ou anos, os posts criados continuaram gerando visitas e mantendo o tráfego no Blog ativo. Devido o ranking do Google.
Alguns grandes Blogs desenvolvidos em WordPress para se inspirar: