Categorias
Tutoriais

Como criar um novo Post no seu site WordPress

A criação de Posts é uma das principais características que fez do WordPress a excelente ferramenta de gestão de conteúdo que ele é hoje. Neste tutorial vou mostrar o que é e como criar um novo Post para seu site ou blog WordPress.

No WordPress, antes de tudo, precisamos entender o que é um Post. Post é o nome dado para cada conteúdo que aparecem em ordem cronológica na página inicial do seu site ou dentro de uma sessão chamada de Blog, Notícias ou informativos. Ao contrário das páginas, os posts de um blog geralmente têm opção de permitir comentários dos visitantes, além de serem frequentemente publicados.

Há dois tipos básicos de publicações no WordPress e é preciso entender o que cada uma significa:

  • Post: Na sua forma natural, o WordPress mostra na página inicial a relação das últimas publicações do site organizada por data, da mais recente para a mais antiga. Essas publicações são chamadas de posts (muitos blogs em português chamam de “artigos”). Um post pode conter texto formatado, imagens, som, vídeos e outras coisas.
  • Página: As páginas são em tudo semelhantes aos posts, a não ser pelo fato de que elas não entram nas listagens de posts, estando disponíveis como conteúdos estáticos do site. Os links para as páginas normalmente estão colocados num menu principal no cabeçalho do site ou no rodapé.

Como criar um novo post no WordPress?

Faça Log In no seu WordPress:

Normalmente para se fazer login na área restrita de seu site WordPress, é preciso acessar o endereço correto. Por padrão, o WordPress defini “/wp-login.php” como endereço de acesso a área restrita do seu site. Portanto, o endereço completo de acesso ficará assim:

“http://www.nomedosite.com.br/wp-login.php”

Adicionando o Post

Clique no item de menu da esquerda chamado Posts. Após ter clicado em Posts (ou apenas posicionando o mouse em cima do botão) aparecerá a opção Adicionar Novo.

criando-post-1-buenosites

No menu do lado direto da página haverão varias opções (imagem 1, abaixo), vou descreve-las para você antes de irmos para a escrita do post.

Na opção “Status e visibilidade” é onde você definira por quem o post poderá ser visto (imagem 2, acima) e quando ele será colocado online, podendo ate agendar sua postagem (imagem 3, acima).

Na opção “Link permanente” (imagem 4, acima) você poderá definir a URL do post, isso é, o “endereço” do site, você pode resumir o titulo, ou deixar ele inteiro. Lembrando que se você resumir, pode ser mais facilmente compartilhado e achado por outros clientes/leitores.

A opção “Categorias” (imagem 5, acima) serve para você dividir ou seus post em tipos, como por exemplo em um blog sobre animais domésticos, podem haver as categorias: rações, comidas caseiras, brinquedos, atividades, doenças, cuidados com o pelo, entre outros. Assim seus leitores podem procurar e ler apenas sobre um assunto que estão querendo se informar.

As “Tags” (imagem 6, acima) são palavras usadas para descrever seu post, por essas palavras que o Google vai acha-lo, tente escolher palavras chaves, isso pode fazer a diferença na hora de um novo cliente/leitor te encontrar.

As opções “Imagem destacada” (imagem 7, acima) e “Resumo” (imagem 8, acima), seguem o mesmo principio que as “Tags”, são eles que serão apresentados para os clientes/leitores que pesquisarem sobre o assunto no Google. Portanto escolhe bem a imagem e faça um resumo bem sucinto para que a apresentação do post seja ótima.

Na opção “Discussão” você pode permitir, ou não, que seus leitores façam comentários abaixo do post (com duvidas, opiniões, erratas, entre outros) e pode permitir os pingbacks e trackbacks, que são protocolos utilizados para o gerenciamento de links externos que apontam para os endereços do seu site ou blog. O principal benefício desses protocolos é que você é informado diretamente pelo autor do conteúdo que um link do seu site foi utilizado em seu material, além de poder retribuir o “favor” exibindo um link de retorno em sua postagem.

Editando o Post

Imagem 10

O editor de texto é bem simples e intuitivo, com varias opções de formatação e de como anexar imagens, vídeos, documentos e citações. Na imagem 10, logo acima, vemos algumas dessas opcoes, se clicar no botao “Navegar por todos” apareceram muitas outras.

Dessa maneira você pode escrever e editar o seu post de inúmeras formas diferentes, escolha sempre a maneira para que o seu conteúdo se destaque dos outros.

Observações Importantes

Sempre que criar um novo post, algumas coisas precisam ser levadas em consideração para que seu público fique sempre interessado no seu conteúdo e volte frequentemente ao seu site. Listamos alguns detalhes que farão toda diferença para ter um Post de sucesso:

  1. Foque no seu leitor. Crie conteúdos que estão em alta dentro do segmento que atua.
  2. Escolha um título interessante. Nada de títulos grandes demais ou cheio de promessas.
  3. Use imagens atraentes. Lembre-se: uma imagem vale mais que mil palavras.
  4. Escreva um post enxuto. Escrever um post grande demais e sem valor, só deixará o leitor entediado.
  5. Responda aos comentários. Ninguém gosta de perguntar e não ser respondido, ainda mais quando se trata de uma solicitação de atendimento.

Agora é só postar!

Qualquer dúvida entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *